segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Diabetes Mellitus

                   O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas á diversas complicações, podendo resultar destruição das células beta  do pâncreas (produtoras de insulina), resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros. Sua incidência crescente deixa em alerta a população e os sistemas de saúde, o Ministério da Saúde estima que cerca de 11% da população igual ou superior á 40 anos, ou seja 5 milhões e meio sejam portadores de diabetes no Brasil. (BRASIL, 2006)
                  - Algumas informações:



  • O monitoramento do bem-estar físico e emocional do paciente com diabetes torna-se um desafio para a equipe de saúde,  especialmente para poder ajudar o paciente a mudar seu modo de viver, o que está diretamente ligado à vida de seus familiares e amigos.
  • O termo diabetes tipo 2 é usado para designar uma deficiência relativa de insulina. Administração de insulina nesses casos, se efetuada, não visa evitar cetoacidose, mas alcançar controle do quadro hiperglicêmico.
  •  O teste sanguíneo de hemoglobina glicada, também conhecida como glicohemoglobina e pelas siglas A1C e HbA1C, é muito importante para avaliar o  controle glicêmico de médio prazo, refletindo os níveis médios de glicemia ocorridos nos últimos 2 a 3 meses. 
  • As causas modificáveis do diabetes tipo 2 são alimentação inadequada (qualidade e quantidade) e inatividade física. 
  • A insulina não deve ser aplicada, via de regra, em local que será muito exercitado, pois pode afetar sua velocidade de absorção.
  •  O efeito da insulina NPH aplicado pela manhã é avaliado pela glicemia antes do jantar; o da insulina noturna, pela glicemia antes do café da manhã do dia seguinte. 


RECOMENDO
-Download do Caderno de Atenção Básica: Diabetes Mellitus

- P.S: O link sugerido faz parte da minha pagina no 4shared, onde você encontrar diversos manuais, cadernos e folhetos referente á  saúde. Muito obrigada"

http://www.4shared.com/office/CpRcwW0O/DIABETES_MELLITUS.html?

REFERENCIAS



Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Diabetes Mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde,
Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.


SAIBA MAIS:
-teste sanguíneo de hemoglobina glicada: http://www.mdsaude.com/2010/06/glicemia-hemoglobina-glicosilada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Template By:
  • Giovana Templates